COMUNICADO


Covid-19

Com o objetivo de preservar a saúde de nossos colaboradores e da comunidade em geral, minimizar o impacto e conter o Covid-19, prosseguimos com as medidas de saúde adotadas pelo Governo de SC, retornando as atividades na segunda-feira, dia 06/04/2020.

A ZONA AZUL CHEGOU A SÃO JOSÉ!


A Zona Azul é um sistema que promove a rotatividade dos veículos no uso das vagas disponíveis para estacionamento nas ruas de São José, assegurando de forma democrática o acesso a essas vagas por seus cidadãos, evitando o uso exclusivo das mesmas somente por alguns.

Assim, um maior número de veículos terá a chance de utilizar a mesma vaga durante o dia, facilitando a vida dos motoristas que necessitam deslocar-se no município e proporcionando aos comerciantes maior oportunidade para seus negócios, com o aumento significativo de pessoas e carros circulando pelos bairros.

A Zona Azul é viabilizada através de modelo de Concessão Pública, onde a Gerestar, empresa concessionária, disponibilizará equipamentos e serviços com conceitos inovadores e tecnológicos para bem atender e facilitar a vida de seus usuários nas ruas da cidade. Democratizando o acesso ao uso das vagas de estacionamento, além de criar novas oportunidades de emprego e de fomentar os negócios locais.

Zona Azul inicia nova etapa da operação em São José nesta segunda-feira (9)


A Zona Azul iniciará a segunda etapa em nova área em São José. Serão mais 20 ruas atendidas pelo sistema de estacionamento rotativo, nos bairros Campinas e Kobrasol.

As ruas contempladas são: Caetano José Ferreira, Koesa, Papa João XXII, Irineu Bornhausen, Governador Adolfo Konder, Presidente Nereu Ramos, Governador Jorge Lacerda, Cel. Eleseu Guilherme, 15 de Novembro, Delamar José da Silva, José Gonzaga de Lima, Jomilda C. da Cunha, Walter da Silva Koerich, Waldemar Avelino Mafra, Brigadeiro da Silva Paes, Salvador di Bernardi, Osni João Vieira, Vereador Mario Pires, Irmãos Vieira e Frei Hilário.

O usuário pode utilizar a vaga efetivando o pagamento por meio de aplicativo de celular, parquímetros, pontos de vendas credenciados em estabelecimentos comerciais ou com os monitores que fazem a fiscalização quanto ao uso regular das vagas. Cabe à Guarda Municipal e à Polícia Militar emitir auto de infração quando constatadas irregularidades nos estacionamentos.

Abrangência


O mapa acima apresenta a área que a Zona Azul está operando, assim como a localização dos parquímetros.

A Zona Azul operará aproximadamente 5.500 vagas no município de São José. A implantação será feita por etapas, iniciando-se pelas áreas centrais dos bairros Kobrasol e Campinas, passando a seguir às ruas de seus entornos. O sistema também será implantado próximo à sede dos Correios, no bairro Nossa Senhora do Rosário, na Avenida Leoberto Leal e arredores, em Barreiros, Forquilhinhas e Centro Histórico de São José.

Em breve, atualizações das próximas etapas serão divulgadas.

Tarifas


Carros: R$ 2,50 por hora.

Motos: R$ 1,25 por hora.

Período máximo de permanência na mesma vaga: 2h* para carros e motos.

*exceto pessoas com deficiência, que poderão utilizar a mesma vaga por até 4h.

Formas de pagamento


Parquímetro: Moedas, conta online e cartão pré pago.

Monitores: Dinheiro, cartão de crédito/débito, cartão pré pago, conta online.

Aplicativo: Cartão de crédito e boleto.

Pontos de venda: Dinheiro, cartão pré pago e cartão de crédito/débito.

Horário de funcionamento


A Zona Azul de São José funcionará nos seguintes horários:

Segunda a Sexta: 09:00 às 19:00.

Sábados: 09:00 às 13:00.

Não haverá operação nos domingos e feriados.

Vagas especiais


Pessoas com deficiência

Os veículos, cujos motoristas ou passageiros sejam pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção terão direito às vagas reservadas e identificadas como de “Exclusivo Deficiente Físico” pela sinalização local. Para tanto, será necessário a colocação, sobre o painel do veículo, de Credencial emitida de acordo com a Resolução nº 304/2008 do CONTRAN. O tempo máximo de permanência nessas vagas será de 4 (quatro) horas, mediante pagamento por hora de estacionamento, conforme tarifa em vigor.

Idosos

Os veículos, cujos motoristas ou passageiros tenham idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, terão direito às vagas reservadas e identificadas como “ Exclusivo Idoso” pela sinalização local. Para tanto, será necessário a colocação, sobre o painel do veículo, de Credencial emitida de acordo com a Resolução nº 303/2008 do CONTRAN. O tempo máximo de permanência nessas vagas será de 2 (duas) horas, mediante pagamento por hora de estacionamento, conforme tarifa em vigor.

Regulamentação


A Zona Azul encontra amparo nas seguintes legislações:

Lei Federal nº 9.503 de 23/09/1997 (Código Brasileiro de Trânsito), especificamente em seu Art. 24, Inciso X.
Lei Municipal Complementar nº 70 de 25/11/2016.
Decreto Municipal nº 10.749 de 19/09/2018.
Resolução nº 303 de 18/12/2008 - CONTRAN.
Resolução nº 304 de 18/12/2018 - CONTRAN.
Decreto Municipal nº 11.947 de 28/06/2019.

Ficou com dúvidas?

(48) 3028-0604

R. Lídio Antônio de Matos, 373 - Kobrasol - São José - SC - CEP: 88.102-460

Entre em contato


Nós temos o que você e sua cidade necessitam!
Como prefere entrar em contato com a GERESTAR?